Cirurgia Metabólica e Diabetes Tipo 2

Postado por admin em 13/mar/2017 - Sem Comentários

Com a grande epidemia atual de obesidade na população surgiu o termo obesidade maligna associada à síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é caracterizada por acúmulo de gordura visceral devido a fatores genéticos, hormonais e comportamentais como sedentarismo e dietas hipercalóricas. Os elementos que compõem a síndrome são a hipertensão arterial,  o diabetes tipo 2 , as dislipidemias ( colesterol), apneia do sono, entre outros.

A síndrome é responsável pela maioria dos infartos cardíacos e dos AVCs ( acidente vascular cerebral) na população adulta; é associada com intolerância a glicose e diabetes que, além de diminuir o tempo de vida também ocasiona cegueira, insuficiência renal e amputações de membros.

Atualmente o Brasil é o segundo país no mundo em pesquisas sobre o tratamento cirúrgico para diabetes e síndrome metabólica. Foi aí que surgiu o termo cirurgia metabólica.

Muitas pessoas sofrem com tratamentos agressivos ( vários medicamentos e injeções de insulinas) sem saber que em muitos casos a doença pode ser resolvida através de um procedimento cirúrgico.

Os estudos atuais apontam que a cirurgia metabólica , além de segura, é altamente eficaz no controle das comorbidades associadas à obesidade.

Temos acompanhado de perto as evoluções dos últimos 8 anos Através de congressos e estudos publicados sobre o assunto e temos observado grandes melhorias nas vidas das pessoas portadoras de síndrome metabólica.

Há varias técnicas cirúrgicas e o procedimento pode ser realizado de forma convencional ou por técnica laparoscópica ( minimamente invasiva)!

Em Betim temos uma equipe formada por vários especialistas( multiprofissional) e mantemos uma reunião mensal com palestra sobre o assunto além de depoimentos de pessoas que foram submetidas ao procedimento.

Entendemos que os avanços científicos na área da cirurgia podem auxiliar muitas pessoas no combate a essa síndrome devastadora que acomete milhões de pessoas em todo mundo.

 

Dr. Tulio Assis. Membro da sociedade brasileira de cirurgia Bariátrica e metabólica ( sbcbm) e membro da IFSO  ( Internacional Federecion Surgery Obesity).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Publicidade

No Banner to display

Dr. Tulio Assis

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (sbcbm) e Membro da IFSO (Internacional Federecion Surgery Obesity).

Prof. Dr. José de Souza Andrade Filho

Patologista no Hospital Felício Rocho - **Membro da Academia Mineira de Medicina - **Professor de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

José Geraldo Faria

Meu Deus, concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para saber a diferença

Publicidade

No Banner to display